quarta-feira, 9 de maio de 2012

Uma viagem à Belle Époque


Milão é maravilhosa! Toda arborizada.. Ali, muitos motoristas utilizam o carro elétrico tornando o céu mais limpo e o ar mais puro. Milano é uma cidade relativamente píccola (pequena). Seu território equivale a um terço de Roma, mas o sistema metrô é eficiente e cobre bem a cidade.
O clima da primavera é ideal, pois é possível fazer longos passeios sem morrer de calor ou frio. E o dia rende. Começa a escurecer às 20h da noite. A chuva me pegou apenas na noite da chegada e não atrapalhou minha estadia.

Fachada da Galeria 

O centro histórico é pequeno, mas majestoso em riqueza, cultura, arte e história. O Duomo (a catedral da cidade) e a Galeria Vittorio Emanuele II compõem as principais atrações.
Chegar ao centro é simples. Só pegar a linha vermelha do metrô e descer na estação Duomo. Ao subir as escadas, os prédios já estarão ali. Esperando para serem explorados. E não vale só bater fotos. É preciso vivenciar e deixar que os olhos e a mente captem as imagens.
A Galleria é uma viagem no tempo. Ao entrar, parece que o tempo da belle époque europeia congelou por lá. A construção coberta por uma estrutura de ferro com cúpulas de vidro e afrescos e impressionante e conserva o charme. Hoje, é recanto para o comércio e cafés. As lojas de grife, como Prada e Louis Vuitton têm espaço garantido. Mas também o tem uma franquia do Mc Donald's. Para atender o paladar mundial dos milhares de turistas provinientes de todas as partes do globo.
Construída para comunicar a Piazza del Duomo com a Piazza della Scala, teve sua inauguração em 1877. Projetada em forma de cruz por Guiseppe Mengoni, possui diferentes entradas em forma de arcos de triunfo.















Uma das livrarias que encontrei 



Desenho da Galeria ainda no século passado

Nenhum comentário: