quinta-feira, 10 de maio de 2012

Adentrando na diplomacia



Ao lado de Nova York, Genebra é o centro mais importante da diplomacia e da cooperação internacional. A notória neutralidade suíça também colaborou. São inúmeras organizações internacionais (mais de 20 e mais de 250 ONG's), fazendo da cidade sede de diversos departamentos e filiais da ONU, Cruz Vermelha, OMS e Unesco. É também chamada de "Cidade da Paz", por ter sido palco para assinatura de diversos tratados em prol da paz mundial. Assim dito, a visita à Genebra não estaria completa sem conhecer pelo menos alguma organização. Recomendo a sede da ONU.



Famosa entrada com as bandeiras enfileiradas


A Organização das Nações Unidas é uma instituição internacional formada por 192 países. Foi fundada após a 2ª Guerra Mundial, com o objetivo de manter a paz e a segurança global, além de promover melhoras nos padrões de vida e direitos humanos. A sede principal fica em Nova York. Em Genebra, fica o belíssimo Palais des Nations, maior representação da ONU fora dos EUA.

Na praça em frente à ONU há uma enorme escultura de madeira em forma de cadeira, com uma das pernas quebradas (Broken Chair), feita pelo artista suíço Daniel Berset. Simboliza a luta contra o uso e a fabricação de minas.

A visita guiada ao prédio da ONU dura cerca de uma hora e o acesso é feito pelo Pregny Gate of the Palais des Nations na Avenue de la Paix. É preciso subir uma ladeira para chegar no portão de visitantes. Então, não chegue em cima da hora. Experiência própria. Mas a subida é agradável e tem até um momumento em homenagem ao Gandhi para fazer companhia. O valor da entrada é de CHF 10 e é necessária a apresentação de documento de identidade na entrada.

O tour guiado vale mais que os 10 francos pagos na entrada. O Palais des Nations é quase um museu, pois diversas obras de artes, artesanato e mobiliários foram cedidos pelos países membros da ONU para compor a decoração. A semelhança não é mera coincidência. Em sua criação, os arquitetos se inspiraram no Palácio de Versailhes. 

Portão para visitantes







Human Rights Council

Vista do jardim através da janela. 


Assembly Hall
Salle des Pas Perdus tem proporções impressiontes. São 56 metros de comprimento, 9 metros de largura e 11 metros de altura. Foi concebida como o saguão principal do Palácio, entre a Assembléia Municipal e a fachada principal. Em um dia claro, é possível avistar das janelas da Salle des Pas Perdus o Lago Genebra e o Mont Blanc. O Assembly Hall é o mais conhecido. É a maior sala do complexo, com capacidade para 2.000 pessoas. Destaque para a obra de arte no teto do Human Rights Council. 
Mais informações:
Site www.unog.ch, onde ainda é possível fazer um tour virtual. 
Como chegar:
Train 15 - direção Nations. É a última parada. 
A entrada custa CHF 10 e as visitas guiadas podem ser em inglês, espanhol e francês. 
O horário dos tours variam de acordo com os meses do ano. De setembro a março, podem ser feitos de segunda a sexta às 10:30, meio-dia, 14:30 e 16h. Nos meses de abril a junho, podem ser feitos diariamente (inclusive aos finais de semana), nos mesmos horários. Em julho e agosto, os tours também são diários e o último horário de saída é às 17h.

Nenhum comentário: