sábado, 5 de maio de 2012

Um estádio ao nível da UEFA

Milão é maravilhosa! Toda arborizada.. Ali, muitos motoristas utilizam o carro elétrico tornando o céu mais limpo e o ar mais puro. O centro histórico é pequeno, mas majestoso em riqueza, cultura, arte e história. O Duomo (a catedral da cidade) e a Galeria Vittorio Emanuele II compõem as principais atrações.
Chegar ao centro é simples. Só pegar a linha vermelha do metrô e descer na estação Duomo. Ao subir as escadas, os prédios já estarão ali. Esperando para serem explorados. E não vale só bater fotos. É preciso vivenciar e deixar que os olhos e a mente captem as imagens.


vista do estádio ainda na rua


Depois de curtir as atrações e comer pelos arredores - são muitos restaurantes bons, com preços e serviços variados - , a dica é conhecer um dos estádios de futebol mais tradicionais da Europa: o San Siro. Casa do Inter de Milão e do Milan e o foco deste post. Com capacidade para 80.018 espectadores, o estádio ficou de acordo com os padrões Uefa. O acesso é simples, mas um pouco cansativo. A estação do metrô mais próxima fica a 20 minutos de caminhada. No outono ou na primavera, o trajeto é tranquilo. O clima é ameno e as ruas são arborizadas. É um bairro mais residencial.

Vestiário do Milan


O estádio é grandioso e é possível ver de longe. Para os aficcionados por futebol, duas boas notícias: San Siro conta com museu e loja dos dois principais times de Milão e visita guiada. O Museu do San Siro, único na Itália que funciona dentro de um estádio, foi inaugurado no dia 5 de outubro de 1996. Criado a partir de uma coleção particular e constantemente ampliado com novos objetos, ele conta a história da Inter e do Milan através de uma série de relíquias únicas no mundo: camisas históricas (de Rivera a Mazzola, de Pelé a Maradona, de Zidane a Crujiff), copas e troféus, bolas, chuteiras, objetos de arte, lembranças de vários tipos sobre a lenda do futebol mundial. Na sala de cinema que existe dentro do museu, é exibido diariamente um sugestivo filme dedicado ao Milan, à Inter e à história do Estádio do San Siro: imagens de momentos de grandes estrelas que jogaram neste gramado.
Museu do San Siro



Nos dias em que não há eventos no estádio, é possível também fazer uma visita em alguns pontos do San Siro que sempre desejou conhecer. Uma experiência única que permitirá apreciar toda a beleza de um dos mais importantes palcos esportivos do mundo. Foi essa oportunidade que tive quando fiz a visita. Por 13 euros, é possível conhecer os vestiários, as cadeiras e até sentar onde os jogadores se concentram antes do jogo. Me sentei na cadeira que antes pertencia ao Ronaldinho. Hoje, ocupada pelo Pato. Camisas oficiais dos campeões da Inter e do Milan e diferentes souvenirs para todas as idades (até bebês têm seu lugar ao sol), você pode encontrar na San Siro Store. A loja conta com a colaboração dos dois patrocinadores esportivos das duas equipes. A loja tem um duplo papel: durante a semana, os seus espaços são divididos entre Inter e Milan. Já nos dias de partida, o local se transforma, dedicando-se inteiramente à uma só equipe da casa.



Serviço:
Entrada: Portão n° 14 (ou portão n° 15 nos dias de jogos)
Horário: diariamente das 10h00 às 17h00 (com variações nos dias de partida)
Contatos: Tel. +39 02 4046430 - Fax +39 02 4039688;
e-mail sansirostore@sansirostore.itEntrada: Portão n° 14
Horário: diariamente das 10h00 às 17h00. O museu não funciona nos dias de jogos.
Preços: visita ao museu – 7 euros (adultos) e 5 euros (com desconto). Visita ao museu e tour pelo estádio: 13 euros (adultos).
Contatos, informações e reservas: Tel. +39 02 4042432 - Fax +39 02 4042251
www.sansirotour.com

Como chegar:
Metrô - linha MM1 (vermelha) parada na estação LOTTO e siga caminhando pela avenida Caprilli até o estádio.
Ônibus - linha 49 da Piazza Tirana (estação F S San Cristoforo) para a praça Lotto e parada na Piazza Axum.


Um comentário:

Mel Baquit disse...

Se garantiu, irmã! Quem dera eu estar nesse estádio também.