quarta-feira, 16 de maio de 2012

Recanto impressionista

O ingresso para entrada é nada menos que uma réplica de uma pintura de Van Gogh. Situado na margem esquerda do rio Sena, do oposto do museu do Louvre. O museu D'orsay é ainda mais bonito. Fica numa antiga estação ferroviária, Gare de Orsay, que foi reformada para abrigar os belos quadros e obras de arte. Mas, que ainda mantém os relógios típicos da estação. 



D'orsay é fantástico.. com esculturas lindíssimas e quadros impressionistas. Todos os que não tinham no Louvre estavam lá.. prontos para serem admirados. Renoir, Monet, Manet, Degas e Van Gogh escolheram um prédio que já era uma obra de arte para completar a mágica. As coleções do museu apresentam principalmente pinturas e esculturas da arte ocidental do período compreendido entre 1848 e 1914. Existem também exposição temporárias que ocorrem em paralelo à exposição permanente.



Em 1977, o Governo francês decidiu transformar o espaço num museu. Foi inaugurado pelo presidente de então, François Mitterrand, no dia primeiro de dezembro de 1986. Os arquitectos Renaud Bardon, Pierre Colboc e Jean-Paul Philippon foram os responsáveis pela adaptação da estação.

As coleções do museu provêm essencialmente de três locais: do museu do Louvre, as obras de artistas nascidos a partir de 1820 ou que tenham emergido no mundo da arte com a Segunda República; do museu do Jeu de Paume, as obras impressionistas desde 1947; e do museu de arte moderna de Paris, as obras mais recentes. Estas coleções abrangem várias vertentes das artes plásticas tais como a pintura, a escultura, a fotografia, entre outras.
Eugène Boudin,  Paul Cézanne, Camille Corot, Gustave Courbet, Honoré Daumier, Edgar Degas, Eugène Delacroix, Antoni Gaudí, Paul Gauguin, Vincent van Gogh,Édouard Manet, Henri Matisse,  Piet Mondrian, Claude Monet, Edvard Munch,  Camille Pissarro,  Pierre-Auguste Renoir, Auguste Rodin, Henri de Toulouse-Lautrec são alguns dos artistas. 




Dica: a maior concentração de quadros impressionistas fica no quinto andar!




Serviço:

O café e o restaurante são abertos aos visitantes do museu. Grupos devem reservar mesas. 
O ingresso custa 9 euros e o promocional, 6,50. Em algumas situações, a entrada é gratuita. Acesse o site do museu para mais informações. 
http://www.musee-orsay.fr/

Horário de funcionamento:
Terças, quartas, sextas, sábados e domingos - de 9:30 às 18h
Quintas: de 9:30 às 21:45h
Fechado nos feriados do Ano Novo, Dia do Trabalho e Natal. 



Um comentário:

Juliana Vidal disse...

Adorei o post, amiga! O Musée d'Orsay é o meu preferido em Paris, junto com o l'Orangerie. Apaixonada pelos impressionistas S2