quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Músicas que tocam o corpo e letras que alimentam a alma.



"Mi duele amarte", "Invierno", "Noviembre sin ti", "Quisiera ser". Os títulos podem ser até meio dramáticos e sentimentais. Mas as letras falam de assuntos universais, como coração partido, amor incondicional, amor platônico, amizade, solidariedade, diversão. A batida é envolvente. As músicas têm estilos/ritmos diversos. Servem como trilha sonora para afogar as mágoas, dançar abraçado, se divertir com os amigos, admirar o mundo que abre à sua frente.

De Mexicali, três mexicanos ganharam o mundo com um ritmo de música pop que não é modinha. É latina. Dramática por natureza, com o bônus de não ser melosa. O grupo, formado por Jesus Alberto Navarro Rosas, Gilberto "Bibi" Marín e Julio Ramirez Eguía foi criado em 2003. Tendo como base o vocal e duas guitarras: acústica e elétrica, o grupo Reik (Lê-se rrreeik, com sotaque mexicano mesmo) consegue te conquistar na primeira faixa.

O disco de estreia sai em 2004, mas o ano da banda é 2005, quando indicações para Los Premios MTV Latinoamérica e o Grammy Latino no mesmo ano.
O grupo mexicano também participou do MTV VMA Latino 2005. Ganharam em 3 categorias: Melhor Grupo, Melhor Artista Mexicano e Melhor Novo Artista Mexicano. Foram considerados os grandes ganhadores da noite, logo depois de Shakira.
As influências mais marcantes da banda são de grupos que pendem para o Pop/Rock, como Maroon 5, Coldplay e BBMak.

2007 foi o ano do meu primeiro contato com a banda. Descoberta por acaso, pensava que a música era de outra banda e me apaixonei de primeira. Para consertar o equívoco, pesquisei mais músicas do grupo. Descobri um estilo inconfundível e passei a admirar ainda mais a música mexicana.

Até 2009, o grupo havia lançado três discos inéditos: "Reik" em 2005, "Secuencia" em 2006 e "Un dia más" em 2008. Além dos discos de estúdio, a banda também lançou um DVD/CD ao vivo, "Sesión metropolitana: ao vivo".

ps: clicando no título do post, você acessa meu vídeo preferido da banda no youtube!

Um comentário:

Open Windows.. disse...

hum, gostei desse estilo pop latino, diferente não conhecia. Uma otima dica!