segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Rio de janeiro, de mar e de sol

Talvez mais emocionante que ver o sol nascendo ao sair daquela balada ou da noite com as melhores conversas entre amigos, seja um pôr do sol de te deixa sem palavras.
O sol, por si só, leva o nome de astro-rei não por menos. E, com o perdão do trocadilho, é ele quem brilha. E já basta. Era o que eu ingenuamente defendia até presenciar tal cena no arpoador, nas minhas férias de janeiro no Rio de Janeiro.


Neste caso, não é só o sol que garante a beleza. A riqueza do Rio, com seus morros e ilhas, as cores refletidas no céu e o barulho trazido pelas ondas do mar completam a sensação de prazer e pertencimento. De um lado, a vista do morro Dois Irmãos e Pedra da Gávea, do outro, as pedras do Arpoador, as Ilhas das Palmas, Ilhas Cagarras e Ilha Comprida. No lado oposto o Pão de Açucar.
O momento é único. E a vontade é de vivenciá-lo todos os dias.

Janeiro é sinônimo de verão, calor, lotação e sol se pondo a partir de sete e meia da noite. Características dadas, aqui vão as regras! Se quiser ver o sol se pondo sentada na pedra numa posição confortável e com poucas cabeças na sua frente, chegar, no mínimo, uma hora antes.
Andar na pedra nem sempre é fácil. É úmida, escorregadia e fácil de cortar o pé de algum desatento. Use sandálias antiderrapantes e ande com calma.
Como chegamos em cima da hora, vimos em pé. Super indico. Nenhuma cabeça ficou na nossa frente.
Bata quantas fotos quiser. Só não esqueça que quanto mais baixo o sol estiver, mais difícil fica o contraste do sol e seu na fotografia.
Por se tratar de uma foto com pouco movimento, o uso do zoom traz bons resultados.

Aqui vão algumas fotos:
A preparação:



O sol se põe entre as ilhas "Pontuda" e "do Meio"


Saiba mais:
Arpoador é o nome dado a uma praia e também a uma pedra situada na cidade do Rio de Janeiro. Localiza-se entre o forte de Copacabana e o início da praia de Ipanema. A área é pequena, cerca de 500 metros. A praia do Arpoador também é muito conhecida como a praia dos surfistas, por suas ondas grandes, propícias à prática do esporte.

O nome do local provém do fato de ser possível, no passado, arpoarem-se baleias nas proximidades da costa.
Na região do Arpoador encontra-se o parque "Garota de Ipanema", que leva o nome da famosa música de Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Ponto de lazer, foi ali que despus de algumas horas para fugir do sol escaldante e ler um bom livro à sombra de uma das muitas árvores lá plantadas.

Serviço:
Fique atento ao horário de pôr do sol. Varia com as estações. No verão, o espetáculo começa umas 19:20. O local é público, então não é necessário pagar entrada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Indi só tu pra conseguir expor tão bem o feeling carioca!!! temos que combinar uma ida ao rio juntos!!

Reno